O que é Ecoturismo – Princípios do Ecoturismo


Ecotourismo
Ecoturismo é definido como uma “viagem responsável em áreas naturais,  conservando o meio ambiente e melhora o bem-estar da população local.” Ou seja, é uma forma de turismo envolvendo visita á áreas naturais, com um baixo impacto e tendo como objetivo a preservação da fauna, flora e habitantes locais. O ecoturismo também é responsável pela educação do turista, arrecadando fundos para a preservação ecológica,  beneficiando diretamente o desenvolvimento econômico e político das comunidades locais, ou para promover o respeito pelas diferentes culturas e os direitos humanos.
Programa de ecoturismo responsável ​​incluí aqueles que minimizam os aspectos negativos do turismo convencional sobre o meio ambiente e melhorar a integridade cultural das populações locais. Portanto, além de avaliar os fatores ambientais e culturais, parte integrante do ecoturismo é a promoção da reciclagem, eficiência energética, conservação de água e a criação de oportunidades econômicas para as comunidades locais.

Princípios do Ecoturismo

O ecoturismo é a união de conservação, comunidades e viagens sustentável . Isso significa que aqueles que implementar a participação de atividades de ecoturismo deve seguir os seguintes princípios básicos  do ecoturismo:
Minimizar o impacto ecológico e social
Construir consciência, respeito ambiental e cultural.
Fornecer experiências positivas para visitantes e habitantes.
Fornecer benefícios financeiros direto para a conservação e para a população local.

Falsos  Ecoturismos

Uma maneira de reconhecer um falso ecoturismo, que infelizmente é muito comum em nosso país é a interação direta com os animais. Como regra geral no verdadeiro ecoturismo, você não deve tocar ou alimentar animais na natureza, quer se trate de alimentar um jacaré,  nadar com segurando golfinhos ou tocar tartarugas marinhas. Qualquer atração eco-turística que encoraje ou permita esse tipo de atitude pode representar um risco para a saúde do animal, a sua saúde e com certeza não é um ecoturismo verdadeiro, apenas um circo ao ar livre.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário