Por que Escolher Produtos Orgânicos



Por que Escolher Produtos Orgânicos

Cada vez mais pessoas tem optado por alimentos mais saudáveis, o que antes era taxado como produtos “natureba”,  hoje pode ser encontrado facilmente nas feiras Livres das periferias. Os alimentos orgânicos tem tomado as prateleiras dos supermercados e as mesas dos usuários mais conscientes, com isso o seu preço também tem declinado e com certeza em breve vai ser acessível a toda a população. Mas você sabe por que escolher os alimentos orgânicos?

Os Orgânicos são sustentáveis

Entre centenas de benefícios da agricultura orgânica biológica, a mais impressionante é a capacidade da Terra de se renovar quando é dada a oportunidade. Com o uso de técnicas delavouras orgânicas e naturais, a natureza agradece e ajuda de maneira  indireta, melhorando a produção sem o auxílio de produtos químicos.

Agricultura orgânica não contamina a água

A maior vantagem da agricultura orgânica é que ela não contamina a água superior e a água dos lenções freáticos. Esse tipo de agricultura procura manter um equilíbrio de microrganismos no solo, usando compostagem , esterco e outros materiais orgânicos naturais para adubação, isso quer dizer que mesmo que uma enxurrada leve parte do solo para um rio que abasteça uma cidade, essa água não se contaminará.

Agricultura orgânica preserva o solo

Realmente não existe método mais limpo de produção de alimentos que o orgânico, ele não utiliza pesticidas, herbicidas, e muitos outros produtos químicos nocivos a nossa saúde e que causam baixa qualidade e contaminação do solo.
Um estudo de 37 anos feito perto de Spokane, Washington no EUA, comparando duas fazendas de trigo, mostrou que a fazenda convencional perdeu mais de 8 centímetros de solo fértil, enquanto a fazenda orgânica perdeu apenas dois centímetros de solo superior. Devemos levar em conta que a natureza leva em média 100 anos para gerar um milímetro de solo . Pense em quanto solo superior poderiam ser salvos se todas as fazendas adotaram métodos orgânicos.

A produção na agricultura orgânica e de subprodutos orgânicos reduzem drasticamente o uso de produtos químicos tóxicos

Sem pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos tóxicos usados na agricultura tradicional, os métodos agrícolas orgânicos são melhores para o planeta, para os animais e os seres humanos. Ela não contamina o solo, água, ar e o próprio alimento, todos sabemos dos efeitos dos agrotóxicos em nossa saúde, principalmente o câncer. Só esse fato já é suficiente para escolher a alimentação orgânica para sua vida.

Os Orgânicos não fazem mal para a saúde

Quanto mais industrializado é o alimento, mais rápido e fácil é seu preparo (o que é em partes mentira), mas como consequência o seu organismo vai ter que trabalhar para eliminar as substâncias tóxicas, sem contar as substâncias que vão minar aos poucos a sua saúde como o sódio e as gorduras.
Quando escolhemos os produtos orgânicos, não só cuidamos da nossa saúde,  como também cuidamos da saúde do nosso planeta. Podemos continuar a ter um planeta saudável para as futuras gerações,  tudo o que temos a fazer é tratar a terra com amor, bondade e respeito, assim como nós devemos tratar o nosso corpo e todos os seres desse planeta.
Não precisamos apenas comprar, podemos plantar alimentos orgânicos em casa como a batata, fazer hortas caseiras, fazer nosso próprio adubo orgânico com lixo de cozinha e quem sabe  um dia ser auto-sustentável.

[Fonte] [Foto]

Nenhum comentário:

Postar um comentário