Ônibus com jardim no telhado: nova tendência quer diminuir poluição nas cidades





RSS
 Bus Roots
O designer Marco Antonio Castro Cosio teve uma grande ideia para sua tese de pós-graduação, na Universidade de Nova York: ele quer transformar os tetos dos ônibus que circulam pela cidade em jardins.
O projeto, batizado como Bus Roots, já deu as caras nas ruas por meio de um laboratório de ciência móvel, que viajou entre Nova York e Ohio. O conceito é muito parecido com uma atividade que virou tendência, a criação de jardins urbanos nos telhados dos prédios. 
Esse é um novo passo em direção a um mundo mais "amigo da natureza", pois muitos ônibus já circulam pelas cidades com combustíveis biodegradáveis, e essa seria uma nova maneira de tornar esse tipo de transporte ainda mais verde.
Ônibus com jardim no telhado
Segundo informações do Dvice, os Bus Roots também podem ajudar com o isolamento acústico, absorção do dióxido de carbono e também na redução de águas pluviais. A ideia também ajuda a influenciar as pessoas a perceberem que existem alternativas inovadoras para um mundo mais verde.
Além de deixar a cidade mais bonita e enfeitada, com as plantas alegrando as ruas por onde passam os ônibus, a "agricultura urbana nômade", como é chamado por seu criador, também pode trazer diversos outros benefícios para o mundo moderno.
Por exemplo, a vegetação pode ajudar a diminuir os efeitos da ilha de calor - fenômeno causado pela urbanização, que torna as áreas urbanas mais quentes.
Apesar de parecer algo surreal para a realidade do transporte público brasileiro, a ideia é agradável, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário